Resenhas

Resenha – Quem é você, Alasca?

6 de maio de 2018
Resenha: Quem é você, Alasca?

No post anterior, cheguei a mencionar que a Amanda entrou em contato comigo, perguntando se eu aceitava guest posts. Como estou ainda sem muito planejamento de posts, achei que seria uma ótima opção. Isso, sem contar é claro, a possibilidade de ter gente nova participando aqui do blog, o que é muito legal! Então vou colocar a resenha que ela me mandou de Quem é você, Alasca?, do John Green.

Antes de mais nada, uma notícia meio chocante: ele não é meu autor favorito. 😂 #desculpamundo Li O teorema Katherine porque ganhei de presente do meu pai, mas eu mesma não compraria. Talvez não tenha dado muitas chances por mero preconceito (sei lá, achei A culpa é das estrelas meio wannabe Um amor pra recordar), mas enfim. A Amanda vai dar uma força nessa parte, trazendo um pouco do John pra esse blog.

—–

Quem é você, Alasca? é o primeiro romance de John Green. Quando eu começo um livro dele, prefiro não ler outras opiniões, porque sempre vejo muitas opiniões sortidas, que acabam me desanimando. Felizmente, eu fiz certo porque é um livro que eu gostei, mas não é que eu amei também.

Miles Halter é um adolescente que leva uma vida sem graça e sem muitas emoções na Flórida. Ele tem um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. E uma dessas personalidades: François Rabelais, um escritor do século XV, que dissera no leito de morte estava indo em “busca de um Grande Talvez”. Para não ter que esperar o próprio fim para encontrar a sua Grande Incógnita, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para um colégio interno no ensolarado Alabama, onde seu pai e outros parentes já haviam tido experiências extraordinárias. Em Culver Creek, Miles conhece seu colega de quarto Chip Martin “Coronel”, um garoto baixo com voz grossa, o Takumi, um garoto asiático e amigo do Coronel e da inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alaska Young. Com seus amigos, bebidas, fumos e trotes, Miles, descobre um pouco do seu “grande talvez”!

Todo mundo conhece, ama e até idolatra este autor graças ao seu romance (adaptado) para A culpa é das estrelas. Mas e os outros trabalhos dele? Já li quatro livros e cada um deles tem sido uma experiência agradável, além de encontrar histórias muito diferentes umas das outras. Não, não é um A culpa é das estrelas, mas é um livro igualmente gratificante que acaba pegando você. O enredo é inspirador e também prazeroso, com uma faísca de drama e um pouco revelador.

Em Quem é você, Alasca? John Green nos traz uma história de crescimento pessoal e emocional, onde uma das missões é encontrar o propósito para o qual vivemos e aproveitar os pequenos momentos. Ele fala sobre a morte com a qual nós lidaremos para ver o que realmente somos e o que nos tornaremos, tudo a partir de uma narrativa em primeira pessoa através dos olhos de Miles. Somos novamente confrontados com um livro que é, claramente, dividido em duas partes: o antes e depois. Mesmo que seja o mesmo enredo, eu encontrei um ritmo diferente de uma parte para outra, sendo aquela que a parte de antes foi a que mais me prendeu.

Este é um livro que pode te conquistar em sua primeira página. Tem uma parte em que há diversão, momentos de descobertas, novas amizades e amor, mas depois se torna uma busca espiritual, muitos momentos reflexivos. Isso faz com que você diminua o interesse neste livro. Eu não sei exatamente o que mais gostei. Talvez ver primeiro John Green. Eu também gostei muito da personalidade que o autor deu a cada um desses personagens, fazendo com que cada um deles seja diferente e pareça muito real.

O que eu não gostei é a repetição de cenas da segunda metade do livro. Outra coisa que eu não gostei muito foi do final. É um final inacabado, que me deixou querendo saber mais.

Quem é Você, Alasca? é, portanto, um livro que fala sobre amizade, novas experiências, dor, levantar-se após a queda e encontrar o caminho da vida novamente, com personagens cativantes. Eu recomendo, mas sem muitas expectativas.

Onde comprar?

Quem é você, Alasca? pode ser encontrado nas principais livrarias do país e também pela Amazon Brasil.

(Texto enviado por Amanda, corrigido e adaptado para o Maria Ana. Foram feitos testes anti-plágio e o texto foi considerado por 5 plataformas como “100% original”. A opinião da autora não reflete a opinião da dona do blog)

You Might Also Like

Nenhum comentário :(

Deixe seu recado